top of page
EQUIPE - 2025
Thais Fernandes04_credito Fernanda Cruz

Thais Fernandes

THAIS FERNANDES (1984) é documentarista. Há mais de 15 anos trabalha como editora/diretora / educadora de projetos audiovisuais para televisão e cinema. Desde 2024 é egressa do DOCNOMADS - mestrado Erasmus Mundus focado em direção de documentários. Dirigiu os curtas "Contrato de Amor" (Festival de Gramado 2013) e "Um Corpo Feminino" (BFI 2018). Assina a produção executiva, pesquisa e edição de vídeo do webdocumentário "A Cidade Inventada" (DOKLEIPZIG 2017). Em 2020 lançou "AFINAL, QUEM É DEUS?" (Prix Jeunesse 2020), sua primeira série de TV, e seu primeiro longa-metragem - PORTUÑOL - vencedor do prêmio de melhor longa-metragem gaúcho no 48º Festival de Cinema de Gramado. Em 2024 lança "Memórias de um Esclerosado", documentário de longa-metragem sobre a vida do cartunista brasileiro Rafael Corrêa - vencedor de melhor filme no CINE PE 2024.

www.thaisfernandes.com.br

JonatasRubert_creditoLucelisBertolli - J

Jonatas Rubert

FUTFUT-4260 - Natasha Ferla_edited_edite

Natasha Ferla

Natasha Ferla é graduada em Audiovisual pela UNISINOS. Trabalhou como assistente de produção executiva do longa-metragem “Tinta Bruta”, desenvolvido com a ajuda do fundo Hubert Bals Fund e ganhador do Teddy Award e CICAE Award no Festival de Berlim em 2018. Trabalhou nos longas-metragens "O Empregado e o Patrão" (O empleado y el patrón), coprodução entre Brasil, Uruguai, França e Argentina, exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes. Em 2021 fez produção do curta-metragem documental em formato de animação "A diferença entre mongóis e mongoloides", ganhador dos prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção no Festival de Gramado de 2022, além de ter sido exibido em festivais nacionais e internacionais como CineBH, CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e Kaboom Animation Festival. O curta-metragem também foi adquirido pelo Canal Brasil. Também fez parte da equipe de produção dos seguintes filmes: longa-metragem documental "Vai e Vem", dirigido por Fernanda Pessoa e Chica Barbosa, contemplado no edital suíço Visions Sud Est para finalização e exibido no Sheffield Doc Fest em 2022, produzido por Pessoa Produções e Vulcana Cinema, e nos longas-metragens "Continente", coprodução Brasil-Argentina-França e dirigido por Davi Pretto, selecionado pelo World Cinema Fund do Festival do Berlim, ganhador do prêmio de Melhor Direção na mostra Novos Rumos no Festival do Rio de 2024 e com distribuição da Vitrine Filmes, "Bicho Montro", de Germano de Oliveira, produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, Avante Filmes e Vulcana Cinema, e "Ato Noturno", dirigido Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, produzido pela Avante Filmes e Vulcana Cinema. Atualmente trabalha como produtora do longa-metragem documental "Uma em Mil", de Jonatas Rubert e Tiago Rubert.

Mestre em antropologia social pela UFRGS e bacharel em Realização Audiovisual pela UNISINOS, é um dos criadores do POADOC, primeiro festival de documentários de Porto Alegre e professor nas oficinas do projeto Cidade Cinematográfica.

Atua há 15 anos como educador, curador, montador, diretor e roteirista. Montou séries como “Dragon” (GloboPlay), “Grandes Cenas” (Canal Curta!), “Sementes de Amanhã” (Canal Futura) e longa-metragens como "Portuñol”, (melhor longa gaúcho no Festival de Gramado 2020), "Vai Dar Nada" (Paramount Plus), “Memórias de Um Esclerosado” (prêmio de montagem no Festival de Gramado 2024) e “Virgínia e Adelaide” (filme de fechamento do Festival de Gramado 2024).

Como diretor, destacam-se os curtas “A Diferença entre mongóis e mongolóides” (melhor direção, roteiro e direção de arte na mostra gaúcha do festival de Gramado 2022), e “Desejo" (International Vampire Film Festival 2015). Atualmente dedica-se como roteirista e diretor no longa “Uma em Mil” com estreia prevista para 2025.

VICTOR PINHEIRO_edited_edited_edited.jpg

Victor Pinheiro

Foto_Henrique_Lahude_edited.jpg

Henrique Lahude

Formado em Realização Audiovisual pela UNISINOS (2012) e especialista em Desenvolvimento de Projetos para Cinema e TV pela EICTV de Cuba (2013). Coordena o projeto de cinema e educação Cidade Cinematográfica e o programa de difusão Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho. É membro fundador do POADOC - Festival de Documentários de Porto Alegre. A diáspora haitiana e a fronteira são lugares centrais de seus últimos trabalhos. Dentro destes contextos, produziu e dirigiu os curtas-metragens Fé Mye Talè (2018) e Drapo a (2022); Messi (2023) e Chibo (2024). Todos as obras estrearam no Festival de Cinema de Gramado e percorreram outros importantes festivais como Festival de Brasília, Kinofórum, Mostra de Tiradentes e Mostra de São Miguel do Gostoso, recebendo prêmios de melhor filme, direção, montagem, produção e trilha sonora. Atualmente produz seu primeiro longa-metragem Dyaspora - projeto vencedor da LPG RS e participante do Doclab DOCSP, Pitching The Whickers - Conecta Chile e Miradas Doc. Também é roteirista e produtor do longa-metragem ficcional Caça - projeto vencedor da linha de desenvolvimento do edital Filma RS e participante do Sur Frontera LAB, IV Mercado Entre Fronteras e da convocatória de coprodução Brasil e Argentina BRAVI / APIMA.

foto - Juliana Costa_edited_edited.jpg

Graduando em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Desde 2021, Bolsista pesquisador no projeto de pesquisa "A produção de curtas-metragens no audiovisual Latino-Americano sob a perspectiva decolonial, no século XXI, tendo como ponto de partida as produções realizadas no âmbito do Cone Sul", FAPERGS/IFRS. Integra a equipe do Núcleo de Produção Audiovisual OfCine, uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande. Em 2023, começou a ocupar a vaga de conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural do Rio Grande, na setorial do audiovisual. É Produtor Executivo da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, que atualmente se encontra em sua sexta edição. Em 2020 integrou a equipe de produção da primeira edição do POADOC - Festival de Documentários de Porto Alegre. Em 2023, atuou como produtor local do curta-metragem “Cassino”, dirigido por Gianluca Cozza e no curta-metragem “Cine Dunas”. Em 2024, produtor do curta-metragem “No meio do Caminho” dirigido por Adryan Copello.

Juliana Costa

5ff6c3dc3396d (1)_edited_edited.jpg

Coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual de Porto Alegre, Juliana Costa é doutora em Comunicação Social pela PUCRS-RS e mestre em Educação pela UFRGS, com pesquisa em cinema e educação. Também atua como pesquisadora e crítica de cinema, além de ser professora da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. É membro da ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, e da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Em 2024, Juliana foi mentora do laboratório de crítica do TALENTS RIO.

Vitor Queiroz

Professor adjunto do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Coordenador do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT) e membro do Núcleo de Estudos da Religião (NER). Coordenador acadêmico da Sala Redenção/ Cinema Universitário (Departamento de Difusão Cultural/ UFRGS), coordenador adjunto do Programa de Alfabetização Audiovisual (Cinemateca Capitólio / Prefeitura de Porto Alegre/ UFRGS). Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Unicamp (2006). É mestre em História Social da Cultura (2011) e doutor em Antropologia Social (2017) pela mesma universidade. Suas áreas de especialidade são a Antropologia da Arte, Antropologia da Religião e História Social da Cultura, dedicando-se aos seguintes temas: mitologia, com ênfase na obra de Claude Lévi-Strauss; etnologia das populações afro-brasileiras e das populações indígenas; arte, com ênfase em música e produção audiovisual; memória, território e questões étnico-raciais.

Quer receber as novidades do festival? Deixa teu e-mail aqui:

Feito!

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page